segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Informações do Atlético

Estava na coluna desta segunda-feira de Claudio Rolzer, no Santa.

Na Baixada

O Atlético de Ibirama deve definir nesta terça-feira o nome do novo treinador. O sonho de consumo é Mauro Ovelha, que dificilmente deixaria a Chapecoense.

Outros nomes

Tonho Gil, que já acertou com o Santa Cruz (RS), e Itamar Schulle, que está no Criciúma, também foram comentados na Baixada. Correndo por fora está o blumenauense Giovani Nunes, atualmente no Brasil de Pelotas, mas muito querido em Ibirama.

Primeira Divisão

Rio do Sul tropeça nos próprios erros e perde em casa para Caçador por 5 a 4. Péssimo resultado.

Ibirama, ainda falta confirmar está informação venceu o Planalto Berlanda por W.O.

Durante está terça-feira vamos trazer todos os detalhes sobre a rodada deste feriadão.

Você sabia???

Qual o time de futebol mais antigo do Brasil?

Todo fã de futebol sabe quais são os clubes donos das principais marcas do esporte no País. O São Paulo detém o título de principal vencedor do Campeonato Brasileiro, Grêmio e Cruzeiro são os maiores campeões da Copa do Brasil, o Flamengo é o time de maior torcida, entre outros recordes.

Mas, se fosse feito um ranking por antiguidade no futebol pentacampeão mundial, o primeiro lugar caberia a um pequeno clube do interior do Rio Grande do Sul, segundo o jornalista e pesquisador de futebol Cláudio Dienstmann.

Fundado em 19 de julho de 1900, o Sport Club Rio Grande, de Rio Grande (RS), foi o primeiro clube criado no País com o objetivo de manter equipes de futebol. A ideia de montar uma agremiação dedicada ao esporte veio da Europa, trazida pelo jovem alemão Johannes Minnemann.

Designado para trabalhar na cidade gaúcha como preposto da empresa de comércio exterior Thomsen & Cia, ele desembarcou com a ideia de introduzir na região a modalidade que era sensação no Velho Continente no final do século XIX, como relata o site oficial do clube.

Filiado ao Clube de Regatas Rio Grande, Minnemann reuniu um grupo de 21 jovens esportistas da cidade, a maioria de origem europeia, para fundar uma nova entidade a fim de praticar o esporte. Os primeiros jogos aconteceram com equipe formadas entre os próprios sócios, divididos em dois times: o Quadro B e o Quadro A.

Em 108 anos de história, o clube tem como principal conquista o título de campeão gaúcho de 1936, além de bons desempenhos no certame estadual com vice-campeonatos em 1941 e 1951. Hoje, o Rio Grande, o "vovô do futebol brasileiro", participa da 2ª divisão estadual do Rio Grande do Sul.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia

Balanço da Primeira Divisão

Os resultados destes final de semana:

Chave E: Dia 04 (Sexta-feira):

Inter Lages Futsal/UNIPLAC 1 x 4 Chapecoense/CRC

Dia 05 (Sábado):

UNOESC/Joaçaba 4 x 1 Marka/Bastos/Pinheiro
A.D.F. S. Francisco do Sul 0 x 4 Futsal Seara/Longhi/Itá Seguros

Chave F: Dia 4 (Sexta-feira)

A.A. Planalto/Berlanda 5 x 9 FMD Rio do Sul/UNIDAVI/BACK
Ibirama Futsal/Pré Fabricar/Manoel Marchetti
6 x 2 Capivari Futsal
CME Pinheiro Preto/ABEC Vinhedo 2 x 13 ADV/Unoesc/Sintricavi
Napoli/UnC/FME Caçador 7 x 2 CME Campo Belo do Sul

Classificação:

Chave E:

1° Moitas/Proaço - 23
2° Marka/Bastos/Pinheiro - 18
3° Inter Lages Futsal/UNIPLAC - 16
4° Futsal Seara/Longhi/Itá Seguros - 15

5° Chapecoense/CRC - 13
6° UNOESC/Joaçaba - 8
7° A.D.F. S. Francisco do Sul - 3

Chave F:

1° Capivari Futsal - 22
2° FMD Rio do Sul/UNIDAVI/BACK - 21
3° ADV/Unoesc/Sintricavi - 21
4° Ibirama Futsal/Pré Fabricar/Manoel Marchetti/CME Ibirama - 19

5° Napoli/UnC/FME Caçador - 16
6° A.A. Planalto/Berlanda - 12
7° CME Campo Belo do Sul - 7
8° CME Pinheiro Preto/ABEC Vinhedo - 4

* Em negrito as equipes que estariam classificadas para a próxima fase

A próxima rodada será realizada nesta segunda-feira, dia 7 de setembro, com os seguintes jogos:

Chave E:

20h: Marka/Bastos/Pinheiro x Moitas/Proaço (Lages)
20h: Futsal Seara/Longhi/Itá Seguros x Inter Lages Futsal/UNIPLAC (Seara)
20h: Chapecoense/CRC x UNOESC/Joaçaba (Chapecó)

Chave F:

19h: FMD Rio do Sul/UNIDAVI/BACK x Napoli/UnC/FME Caçador (Rio do Sul)
19h: Ibirama Futsal/Pré Fabricar/Manoel Marchetti x A.A. Planalto/Berlanda (Ibirama)
20h: CME Campo Belo do Sul x CME Pinheiro Preto/ABEC Vinhedo (Campo Belo do Sul)
20h: ADV/Unoesc/Sintricavi x Capivari Futsal (Videira)

Competições da Confederação de Futsal terão algumas mudanças

O futsal do Brasil viverá uma revolução a partir de 2010. Neste sábado (5/9), em Campinas (SP), a presidência da Confederação Brasileira de Futebol de Salão - Futsal (CBFS) se reuniu com os presidentes de federações estaduais, que estão à frente de cada uma das regiões do País, para discutir uma reestruturação no calendário e forma de disputas das competições nacionais promovidas pela entidade.

A proposta aprovada muda radicalmente o formato de disputa das Taças Brasil e Campeonatos Brasileiros de Seleções, em todas as suas categorias (de sub-15, sub-17, sub-20 e adulto), tanto no masculino, quanto no feminino. Já a partir da próxima temporada, as competições nacionais serão realizadas em três divisões: Especial, Primeira Divisão e Segunda Divisão.

“A proposta apresentada e aprovada por unanimidade não é nenhuma novidade no cenário esportivo nacional ou mesmo mundial, apenas estamos, respeitando as peculiaridades do futsal, e, a exemplo de outras entidades esportivas, almejando cada vez mais motivar nossos eventos, por meio de um justo nivelamento técnico entre os participantes, bem como de melhores condições operacionais nas competições”, explicou o presidente da CBFS, Aécio de Borba Vasconcelos.

O calendário de competições nacionais e a forma de disputa dos certames serão alterados. Enquanto os Campeonatos Brasileiros de Seleções passam a ocorrer de quatro em quatro anos, em todas as suas categorias, as Taças Brasil de Clubes serão anuais. Cada divisão terá nove federações (estados) representadas.

Entre as Taças Brasil de Clubes e os Campeonatos Brasileiros de Seleções há uma diferença no número de participantes em cada divisão. Enquanto nas Taças Brasil a composição de cada divisão pode chegar a dez clubes, com a possibilidade da inclusão de um segundo time do estado sediante, nos Brasileiros de Seleções não há como se fazer tal convite.

Ranking

Serão estabelecidos rankings em cada categoria para determinar as posições de cada estado (federação) na respectiva competição. Baseado nas últimas cinco edições do campeonato em questão. Uma vez estabelecido o ranking, as equipes terão a oportunidade de acesso ou descenso, com duas equipes sendo rebaixadas por divisão, e as duas melhores sendo promovidas à divisão imediatamente superior.

“Estamos convictos que o futsal do Brasil passará por um significativo processo de crescimento estrutural e notória elevação técnica. Os atletas, clubes e federações se sentirão mais confiantes, seguros e motivados, pois, entrarão nas competições praticamente em condições de igualdade com seus adversários”, explanou o presidente. ”As conquistas serão mais valorizadas e, por conseguinte, mais comemoradas e representativas”, complementou.

A expectativa é de que até novembro o ranking das diversas categorias seja apurado e divulgado.

Créditos: Rafael Xavier - Assessor de Imprensa da CBFS