segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Desafio Márcio May

Aconteceu neste domingo, 23, mais um Desafio Márcio May. A competição teve a largada e chegada em Rio do Sul.

Todas as informações do evento, como fotos, vencedores e curiosidades, você encontra clicando aqui.

Quem inventou o skate?

Fonte: www.terra.com.br/vocesabia

Apesar de ser um esporte ligado aos jovens da atualidade, especula-se que o skate tenha sido inventado no início do século XX, quando um garoto norte-americano resolveu desmontar os patins da irmã e construir o que hoje pode ser considerado o embrião do skate. A irmã pode ter ficado a pé, mas ele entrou para a história.

Segundo Eduardo Yndyo Tassara, um dos maiores pesquisadores e acervistas brasileiros da história doskate, "os primeiros relatos de que se tem noticia são de 1918, quando um garoto norte-americano chamado Doc Ball desmontou os patins da irmã e montou um skate em um shape (molde de madeira do skate). Com o joelho apoiado na estrutura, Doc dava impulso com o outro pé. Mesmo não ficando em pé, a essência do skate nascia ali", afirma.

Os skates das décadas de 30 e 40 não evoluíram muito se comparados àquele primeiro modelo: eram caixotes que tinham rodas e contavam com apoio para as mãos. Segundo Tassara, "o skate moderno que conhecemos hoje, com o praticante equilibrando-se em pé, só apareceu nos final dos anos 50 e tornou-se bastante popular apenas no início da década de 60". Nessa época, os surfistas da Califórnia (EUA) queriam se divertir nas ruas, nos dias em que o mar não estava adequado para o surf. Assim, adotaram shapes com rodas e passaram a chamar o novo esporte de sidewalk surf (que pode ser traduzido como "surf de calçada").

No Brasil, o esporte surgiu no Rio de Janeiro, no início dos anos 60, quando "os skates geralmente eram trazidos pelos filhos de diplomatas americanos", afirma Tassara. No entanto, popularização maior aconteceu no início da década de 70. No País, atualmente, estima-se que em 6% dos domicílios brasileiros more alguém que tenha um skate.

Mesatenista riossulense é campeã brasileira

A mesatenista riossulense Marina Michelin, foi a campeã da Olimpíada Estudantil Brasileira por equipes, realizada semana passada na cidade de Maringá, no Paraná. Com apenas 15 anos, em sua estreia na competição, a atleta superou todas as adversárias, desbancando as cearenses, campeãs por dois anos consecutivos.

Definida como a maior competição estudantil do Brasil, a olimpíada reuniu atletas de todo o país disputando nove modalidades com faixa etária entre 15 e 17 anos. Marina Michelin, ainda tem idade para disputar mais dois anos desta competição.

Com informações da Prefeitura de Rio do Sul
Texto Ariane Cristina

Resultado do último dia e Balanço do Jasc

No sábado, 21, o time de futebol de campo de Rio do Sul perdeu o terceiro lugar para Criciúma. A derrota foi pelo placar mínimo: 1 a 0.

Balanço

Os Jogos Abertos de Santa Catarina, em Chapecó, encerrou as atividades já no sábado, e abaixo você confere como ficou o quadro de medalhas e pontos. Lembrando que vamos dar destaque aos municípios da região.

Medalhas: 11º Rio do Sul: 06 ouros; 05 pratas e 7 bronzes.
18º Aurora: 1 ouro e uma prata.
21º Ibirama: 1 prata e um bronze.
29° Trombudo Central: 1 bronze.

Pontos: 8º Rio do Sul - 49
28º Trombudo Central - 3

O Alto Vale do Itajaí conquistou 23 medalhas na edição deste ano do Jasc. Nas modalidades coletivas apenas Rio do Sul e Trombudo Central conseguiram pontos na competição. Ibirama (Luana Pereira) e Aurora (Israel Schmidt) ficaram com conquistas em provas individuais.

A cidade de Rio do Sul repetiu o desempenho da edição de 2007, e ficou com o oitavo lugar. Um pouco abaixo do que era esperado, já que algumas modalidades não conseguiram o que era esperado pela Fundação de Desportos.

Atlético perde no Sul

O Atlético de Ibirama perdeu mais uma na Copa SC. Nem a estreia do treinador Gelson Silva foi suficiente para atrair um resultado positivo. A derrota deste domingo, 22, foi para o Criciúma por 3 a 1. O jogo começou ás 17h, no estádio Heriberto Hülse.

O Tigre abriu o placar aos 30 minutos do primeiro tempo com Roni. Na segunda etapa, os donos da casa ampliaram com Lucca. Danielzinho descontou para o Atlético aos 30.

Aos 40, Leandro foi derrubado na área pelo goleiro Alessandro e o árbitro marcou pênalti para o Criciúma. Alessandro foi expulso e, como o Atlético já tinha feito às três substituições, o atacante Giancarlo assumiu o gol. Marcelo Moscatelli cobrou o pênalti com precisão e definiu a vitória tricolor: 3 a 1.

Na próxima quarta-feira, o Atlético de Ibirama recebe o Avaí.

Imbituba campeão na Divisão Especial

Na tarde deste domingo, 22, o CFZ Imbituba derrotou o Juventus, de Jaraguá do Sul, por 5 a 0. Com a vitória o time conquistou o título da Divisão Especial. O CFZ já havia vencido no jogo de ida, fora de casa, por 2 a 0.

Os dois times já estavam classificados para o Catarinão 2010.