quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Vôlei Mirim de Rio do Sul no Hexagonal Final

Acontece a partir desta quinta-feira, 26, em Chapecó, o Hexagonal Final do Campeonato Estadual de Vôlei Mirim Feminino. Estão nesta etapa as equipes da ASDEN de Navegantes, C.B. Chapecó, AJAB de Jaraguá do Sul, C.B. Xaxim, ABIN de Rio do Sul e AD Unisul de Tubarão. Os jogos serão realizados no Ginásio Ivo Silveira.

Final da Copa SC: Metrô e Jec

O Joinville recebe o Metropolitano nesta quinta-feira, 26, na Arena. A partida, que começa ás 20h30, é a decisão do returno. Se o Jec vencer, leva está etapa e também a Copinha, já que foi a melhor equipe do primeiro turno. Para o time de Blumenau restar tentar a vitória e garantir o título do segundo turno por antecipação.

Caso o Metrô vença, teremos dois jogos para definir quem ficará com a vaga no Brasileiro da Série D.

Troféu Gustavo Kuerten já tem vencedores

O Conselho Estadual de Esporte, que esteve reunido durante toda a terça-feira, 24, escolheu os vencedores do Troféu Gustavo Kuerten de Excelência no Esporte. A homenagem é feita em cinco categorias: melhor atleta, atleta revelação, melhor técnico, melhor equipe e melhor entidade esportiva.

A entrega do prêmio acontecerá no dia 7 de dezembro no Hotel Cambirela, às 19h30min, junto com a cerimônia da Comenda do Mérito Esportivo.

Como funciona

O Troféu Gustavo Kuerten foi criado no ano de 2008 com o objetivo de homenagear os destaques esportivos catarinenses na temporada. O evento tem a chancela do Governo do Estado de Santa Catarina, da Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, CED, Fesporte e Guga Kuerten Participações. A primeira parte do processo de escolha dos agraciados foi feita via votação pela internet. O processo iniciou no dia 7 de outubro e encerrou no último dia 23 de novembro. Ao todo, 3.148 pessoas participaram da votação. Já a escolha final dos cinco agraciados ocorreu na última reunião do CED esta semana.

Premiados

Na categoria melhor atleta, houve uma escolha dupla, uma vez que os conselheiros optaram por dar o prêmio também a um para-atleta. Com isso, Lucas Prado, que ganhou três medalhas de ouro nas Paraolimpíadas de Pequim, em 2008, e treina em Joinville, foi um dos eleitos como melhor atleta. O outro agraciado também nesta mesma categoria foi o jogador de vôlei Bruno Resende, levantador da equipe Cimed de Florianópolis, tricampeão da Superliga Masculina de Vôlei, tricampeão da Copa das Campeões e eleito melhor levantador da competição, além de medalha de prata pela Seleção Brasileira em Pequim.

Como atleta revelação à escolhida foi Angélica Roberta Passold, do xadrez de Blumenau. medalha de ouro nas Olimpíadas Escolares Brasileiras em Poços de Caldas. A enxadrista também integra a equipe brasileira que disputará o Sul-americano Escolar de 28 de novembro a 6 de dezembro no Equador.

Já o melhor técnico escolhido foi Marcos Pacheco, técnico de vôlei da equipe Cimed e tricampeão da Superliga Masculina de Vôlei. Na categoria melhor equipe, a votação foi para a equipe de basquete da Ciser/Araldite/Univille, de Joinville, semifinalista do Novo Basquete Brasil da temporada passada e a equipe tetracampeã dos Jogos Abertos e terceira colocada no Sul-americano de Clubes, realizado no início de novembro no Equador.

Por último, como melhor entidade esportiva, o troféu irá para a Unoesc, Universidade do Oeste de Santa Catarina, que em cinco campus espalhados pelas cidades de Joaçaba, São Miguel do Oeste, Xanxerê, Videira e Chapecó vem fazendo um excelente trabalho na área do desporto universitário, com destaques para modalidades como futsal, vôlei masculino e feminino, judô, atletismo, handebol, dando bolsas de estudos para atletas que se destacam nas diversas modalidades e atuam nas equipes esportivas mencionadas. A Unoesc também começa a construí um Complexo Esportivo de Excelência no seu campus principal em Joaçaba com pista de a atletismo e parque aquático, além de quadras poliesportivas. A universidade também foi patrocinadora da equipe de futebol profissional da Chapecoense, principal força do Oeste.

Texto de Cláudia Sanz
Fesporte

Atlético vence primeira

O Atlético finalmente venceu no returno da Copa SC. O clube estava a cinco rodadas em busca do primeiro triunfo.

E ele veio com a vitória por 2 a 1 sobre o Avaí B, na noite desta quarta-feira, 25, no estádio da Baixada. Os gols foram marcados por: Cairo (ATL), aos cinco minutos, Gustavo (AVA), aos 11 minutos, e Felipe (ATL), aos 20 minutos do segundo tempo.

Mesmo com o resultado, a equipe de Ibirama não tem mais chances de classificação. Na última rodada, o time de Gelson Silva vai a Brusque enfrentar os donos da casa, sabado ás 17h.

APAF e Tupi, de Gaspar, trocam experiências

O coordenador das Escolinhas da entidade Presidente Getulista esteve em Gaspar e trocou experiências e prepôs idéias para a próxima temporada.

Em reunião extraordinária, os dirigentes Wanderlei R. Knopp, Rogério F. Demmer e Rafael Schwartz da Associação de Pais e Amigos do Futebol Menor do Tupi estiveram no Estádio Carlos Barbosa Fontes reunidos com o Prof. Flávio Goebel, e trataram assuntos de interesse comum entre as entidades.

Dentro dos assuntos discutidos, destaque para o "Tupi nos bairros", do qual o representante da APAF/CME veio a Gaspar buscar maiores orientações. A idéia de Flávio é desenvolver a descentralização dos trabalhos da Escolinha de futebol na em Presidente Getulio por intermédio de Núcleos. Outro ponto também muito explorado foi às intenções de cada entidade para o ano que vem no que diz respeito às competições do calendário, assim como da criação e o desenvolvimento de projetos sociais junto às Comunidades Locais.

História

A APAF/CME é uma das Escolinhas de Futebol mais vitoriosas Vale do Itajaí. Neste ano de 2009 pelo Regional de Futebol Menor, foi campeã no Sub-17 e vice no Sub-11, além de conquitar o título na fase regional do Joguinhos Escolares de Santa Catarina. Outro resultado importante foi a classificação de sua equipe para a fase Final do "Festival de Fraldinhas" (Sub-09) organizado pela AFABLU.

A Escolinha dirigida pelo professor Flávio Goebel se situa em Presidente Getúlio, cidade localizada no Vale do Itajaí a 220 Km de Florianópolis com uma população aproximada de 15 mil habitantes de colonização suíça, alemã e italiana.

Foi colonizada no início do século XX por doze famílias de colonizadores que chegaram em 1904 e instalaram-se na confluência dos rios Índios e Krauel. O lugar recebeu o nome de Neu Zurich, em homenagem à sua terra natal, Zurich (Suíça), no entanto, com a ruptura dos acordos diplomáticos entre o Brasil e a Alemanha n a época da II Guerra Mundial, o nome da cidade foi alterado para Getúlio Vargas e, mais tarde, alterado para Presidente Getúlio.

Com informações enviadas pela SDR de Ibirama