segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Rio do Sul é campeão da etapa regional do Jasc

O município de Rio do Sul conquistou o título geral da etapa regional dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). A competição organizada pela Fundação Catarinense do Esporte (Fesporte) foi realizada de 28 de julho a 2 de agosto, na capital do Alto Vale.

A cidade sede participou em seis modalidades. O Futsal Masculino, Vôlei Feminino, Bolão 23 Masculino e Feminino e o Futebol de Campo foram campeões. Já a Bocha Masculina e Feminina ficaram com o segundo lugar. Todas elas garantiram a classificação para Brusque. Quem também ganhou medalha, mas não passou, foi o handebol masculino que ficou em terceiro.

De acordo com o diretor técnico da Fundação Municipal de Desportos (FMD), Sérgio Luis Schlemper, o resultado ficou dentro do esperado: "Estamos felizes pelas conquistas e pelo título geral da competição. Nossa meta se confirmou e, agora, a cidade já tem cerca de 20 modalidades classificadas para Brusque", afirmou.

Para Nilo Borgonovo, presidente da Comissão Central Organizadora, a competição correspondeu as expectativas em todos os sentidos. “Acreditamos que os municípios saíram satisfeitos, independente das vitórias e derrotas, principalmente aqueles que permaneceram alojados em Rio do Sul”.

A etapa estadual dos Jasc será em Brusque de 9 a 18 de setembro. Nesta temporada, a competição chega ao cinquentenário e também retorna ao município onde tudo começou. Rio do Sul é umas das cidades que esteve presente em todas as edições do maior evento pólio desportivo de Santa Catarina.

Modalidades encerradas no último dia:

As modalidades que encerram as competições do Regional Centro-Oeste, na manhã desta segunda-feira, foram os dois naipes do futsal e o vôlei masculino.

No futsal, feminino, Caçador goleou Lages por 11 a 0 e ficou com o título. Na disputa de terceiro lugar, Agronômica venceu Painel por 3 a 1. Já no naipe masculino, Rio do Sul confirmou o título com 4 a 0 em cima de Lages. Já Videira venceu Herval DÓeste por 3 a 1 e foi o terceiro colocado. O futsal masculino de Rio do Sul volta a participar dos Jasc depois de 11 anos.

No vôlei masculino, Fraiburgo já havia conquistado o título no domingo. A rodada final, nesta segunda, era apenas para definir o segundo classificado para os Jasc, já que a modalidade foi disputada em chave única. Lages venceu Videira por 3 sets a 1 e garantiu a outra vaga.

Equipes classificadas para o Jasc:

Basquete masculino: Videira e Caçador
Bocha masculina: Caçador e Rio do Sul
Bocha feminina: Campos Novos e Rio do Sul
Bolão 23 masculino: Rio do Sul e Água Doce
Bolão 23 feminino: Rio do Sul e Lages
Futebol: Rio do Sul e Fraiburgo
Futsal masculino: Rio do Sul e Lages
Futsal feminino: Caçador e Lages
Handebol masculino: Videira e Joaçaba
Handebol feminino: Videira e Lages
Vôlei masculino: Fraiburgo e Lages
Vôlei feminino: Rio do Sul e Lages

Classificação final da etapa regional:

1º Rio do Sul - 86
2º Lages - 65
3º Caçador - 52
4º Videira – 49

7º Agrolândia - 13
11º Agronômica - 5
Laurentino – 5
14º Braço Do Trombudo - 4
15º Trombudo Central - 3
18º Salete - 2
20º Pouso Redondo - 1
Aurora - 1

Próximas competições de Rio do Sul:

Já na tarde desta terça-feira (3), ás 15h, o superintende da FMD, Nilo Borgonovo, e o diretor técnico, Sérgio Luis Schlemper, participam do congresso técnico da etapa estadual dos Joguinhos Abertos. O evento vai acontecer na Sociedade Recreativa Mampituba, em Criciúma, cidade sede das competições. Os Joguinhos serão realizados entre os dias 20 e 28 de agosto

Na quarta-feira (4), ambos viajam para Alfredo Wagner onde também participarão de um congresso técnico. Agora, da etapa classificatória da Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc).

Além disso, a equipe de vôlei feminino da cidade já está em São José onde nesta terça-feira (3), inicia a briga pelo título da Liga Nacional. Segundo Sérgio houve uma parceria para a este campeonato: "Este ano vamos participar em união com o time da AD Pomerana", destacou. A estreia será diante de Londrina às 19h30min.

A FMD também já está programando a viagem do futsal masculino para o primeiro jogo da semifinal do estadual. No sábado (7), o grupo enfrenta Seara, às 20h15. Já o duelo de volta está confirmado para o dia 21 de agosto em Rio do Sul.

Texto de Daniel dos Santos
Com informações e foto de Orlando Pereira
Fotos do futsal foram retiradas do: www.flavale.com.br

Voleibol estreia na Liga Nacional

Após vencer a etapa regional dos Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), em Rio do Sul, as meninas do voleibol adulto riossulense disputam a partir desta terça-feira (3), em São José, a etapa classificatória da Liga Nacional. Através de uma parceria, as riossulenses, comandadas pelo técnico Rogério Portela vão participar da competição com o nome AD Pomerana.

 

Nesta primeira etapa, sete times da região sul disputam duas vagas para a etapa final. Rio do Sul está na chave B com Londrina e São José. De acordo com Portela, apesar de ter ficado na chave com apenas outros dois times, as disputas serão difíceis devido ao forte nível técnico das equipes.

 

O primeiro jogo das riossulenses será às 19h30min, contra Londrina. De acordo com o técnico Portela, a etapa regional dos JASC ajudou o grupo a se entrosar, mas ainda tem muita coisa para ser acertada. "Estamos há apenas 10 dias treinando juntos, pouco tempo, mas aos poucos estamos nos entrosando", afirmou.

 

No ano passado, as meninas ficaram com o terceiro lugar da Liga Nacional e o título da competição foi para AD Pomerana.

 

Texto de Clarissa dos Santos – Prefeitura de Rio do Sul

Futsal riossulense ergue a taça

A equipe de futsal da Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Rio do Sul conquistou na manhã desta segunda-feira (2), o título da etapa regional dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Na decisão, o grupo que já estava classificado para a fase estadual após 11 anos, venceu a cidade de Lages, que também já tinha a vaga, por 4 a 0. Durante toda a competição, que terminou com a final do futebol de salão, o futsal riossulense não perdeu nenhuma partida.

Agora, o time volta às atenções para o estadual da Primeira Divisão. Neste campeonato, a equipe está nas semifinais do turno onde enfrentará Seara nos dias 7 (fora de casa) e 21 de agosto, em casa, às 20h15.

Grupo campeão da fase regional do Jasc:

1 Marcos Janderson Postai – Marquinhos
2 Leonardo Vargas - Léo
4 Joan Garcia Bohnke - Joan
5 Fabio Henrique da Silva - Fabão
9 Marcos Jorge Gonçalves - Marcão
10 Robson Domingos da Fonseca - Robinho
11 Eder Luan Schade - Éder
12 Carlos Eduardo Martins – Café
14 Willian Augusto Ceccatto – Ceccatto
15 Thiago Eskelsen - Tiago
18 Rafael Vignoli - Rafa
19 Anderson Rodrigues Martins – Andy

O grupo ainda conta com Pandini e Laércio.

Treinador: Alexandre Eduardo de Melo, o Xande.

Apenas um ponto

A equipe Sub-17 do Ibirama Futsal/Pré Fabricar/Manoel Marchetti/CME não se saiu bem no turno da terceira fase do estadual da categoria. Em casa, na sexta-feira e no sábado (31 e 30), os garotos somaram um ponto em dois jogos.

 

No primeiro dia, os ibiramenses empataram com Maravilha em 7 a 7, em uma partida cheia de opções e mudanças no placar. Já no sábado, a tarde, os meninos treinados por Fábio Beninca, perderam para São Miguel do Oeste por 2 a 1.

 

Agora, o grupo terá que buscar pontos no returno da fase em São Miguel, nos dias 13 e 14 de Agosto. Porém, antes deste desafio o time do Alto Vale participa de outra importante competição: a etapa Microrregional da Olesc em Presidente Getúlio.

Riossulense bate recorde do Campeonato Brasileiro Sub-23

O atleta riossulense Luís Henrique Schneider conquistou duas medalhas de ouro e quebrou dois recordes no Campeonato Brasileiro Sub-23, que aconteceu em São Paulo, neste final de semana (31 e 1º).

 

Schneider disputou as provas de lançamento do disco e arremesso do peso. No lançamento do disco, o atleta conquistou a marca de 51,36 metros e quebrou o recorde absoluto de Santa Catarina, que há 26 anos era de Otmar Lothar Welsch.

 

No arremesso do peso, Schneider alcançou a marca de 16,97 metros e bateu o recorde do Campeonato Brasileiro Sub-23. De acordo com o técnico Jeberton Luís Fermino, o atleta foi o único da delegação catarinense a trazer duas medalhas de ouro. "Ele está treinando muito e é uma das promessas para as Olimpíadas", afirmou.

 

Mais medalhas para Rio do Sul

 

Enquanto Schneider disputava o sub-23, em Joinville, outros 13 atletas disputavam o Campeonato Estadual de Menores. Os riossulenses Vinícius Marcelino, Felipe Lorenzon e Felipe Leal conquistaram as medalhas de ouro. Francieli Ferreira trouxe a medalha de prata e Diego Trentini ficou com o bronze.

 

Segundo Fermino, o número de medalhas poderia ser ainda maior, mas Lorenzon deixou de disputar a prova de lançamento do disco, que foi cancelada devido ao mau tempo.

 

A terceira competição disputada pela equipe de atletismo FMD Rio do Sul/ Metalúrgica Riosulense foi os Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC), para alunos-atletas com idade entre 12 e 14 anos. Na competição, realizada em São Bento do Sul, os riossulenses trouxeram três medalhas. Jenifer Bagatoli trouxe o bronze nos mil metros rasos, Elton Lamin foi campeão no lançamento do disco e Patrícia Kock conquistou o tricampeonato na prova de 80 metros com barreiras.

 

Texto de Clarissa dos Santos – Prefeitura de Rio do Sul

Datas divulgadas pela FCFS

As semifinais do turno do estadual da Primeira Divisão já tem os dias e locais definidos pela Federação Catarinense de Futebol de Salão (FCFS). A FMD Rio do Sul/Unidavi/Back/Stalfabrick enfrenta no dia 7, fora de casa, o time do Futsal Schumann de Seara. Já o duelo de volta, no Artenir Werner, será no dia 21 de agosto, às 20h15. No outro confronto, a ADESP/Colonia/Pinhalzinho joga a primeira em casa contra a ADV/Unoesc/Sintricavi. A volta acontece em Videira. Os dias são os mesmos do confronto que envolve os riossulenses.

Resultados do final de semana na Liga Riossulense:

Aurora 4 X 2 Atlético de Ituporanga

Aurora 5 X 3 Palmeirinhas

Cacique 5 X 0 Atlético Santa Terezinha

Botafogo 1 X 3 Maringá

América 1 X 3 União

San Diego 0 X 4 Catarinense

O. C. Poço Rico 6 X 2 Petrolandense

Sertãozinho 0 X 1 Canto do Rio

SME - Rio do Campo 6 X 2 Santo Antonio

Grupo Jr Car 0 X 1 Atletico Ribeirão Pequeno

Ribeirão Klauberg 2 X 3 Esperança

Jasc: Programação do último dia

Modalidade: Futsal - Local: Ginásio de Esportes do SESI

 

Finais:

 

Feminino: 08h30: Agronômica X Painel: 3º/4º 

Feminino: 09h30: Caçador X Lages: 1º/2º

 

Masculino: 10h30: Herval D'oeste X Videira: 3º/4º

Masculino: 11h45: Lages X Rio do Sul: 1º/2º

 

Modalidade: Voleibol - Local: Ginásio de Esportes Municipal Artenir Werner

 

Última rodada:

 

Masculino: 09h: Tangará X Caçador

Masculino: 10h30: Videira X Lages

Jasc: Resultados deste domingo

Modalidade: Basquetebol - Local: Ginásio do Colégio Rui Barbosa

 

Masculino: 10h: Caçador 50 X 57 Videira

 

Classificação final: 1º Videira (classificado para a fase estadual)

2º Caçador (classificado para a fase estadual)

3º Lages

 

Modalidade: Bocha Rafa Vollo - Local: Canchas do Pavilhão Municipal

 

Eliminatórias:

 

Masculino: 9h: Campos Novos 12 X 10 Vargem Bonita: Trio

Masculino: 9h: Laurentino 12 X 11 Catanduvas: Trio

Masculino: 10h: Campos Novos 12 X 11 Vargem Bonita: Individual

Masculino: 10h: Laurentino 3 X 12  Catanduvas: Individual

Masculino: 11h: Campos Novos 12 X 0 Vargem Bonita: Duplas

Masculino: 11h: Laurentino 12 X 7 Catanduvas: Duplas

 

Semifinais:

 

Masculino: 13h: Caçador 12 X 3 Campos Novos: Trio

Masculino: 13h: Rio do Sul 12 X 2 Laurentino: Trio

Masculino: 14h: Caçador 12 X 4 Campos Novos: Individual

Masculino: 14h: Rio do Sul 12 X 6 Laurentino: Individual

Masculino: 15h: Caçador 12 X 0 Campos Novos: Duplas

Masculino: 15h: Rio do Sul 12 X 0 Laurentino: Duplas

 

Finais:

 

Masculino: 16h: Campos Novos 9 X 12 Laurentino: Trio: 3º/4º

Masculino: 16h: Caçador 12 X 10 Rio do Sul: Trio: 1º/2º

Masculino: 17h: Campos Novos 9 X 12 Laurentino: Individual: 3º/4º

Masculino: 17h: Caçador 12 X 8 Rio do Sul: Individual: 1º/2º

Masculino: 18h: Campos Novos 0 X 12 Laurentino: Duplas: 3º/4º

Masculino: 18h: Caçador 12 X 0 Rio do Sul: Duplas: 1º/2º

 

Classificação final: 1º Caçador (classificado para a fase estadual)

2º Rio do Sul (classificado para a fase estadual)

3º Laurentino

4º Campos Novos

 

Modalidade: Bolão 23 - Local: Pistas do Clube de Caça e Tiro Dias Velho

 

Eliminatórias:

 

Masculino: 08h: Braço do Trombudo 1404 X 1405 Água Doce

Masculino: 09h15: Agrolândia 1398 X 1392 Herval D'Oeste

 

Semifinais:

 

Masculino: 11h: Lages  1401 X 1410 Água Doce

Masculino: 12h15: Rio do Sul 1405 X 1394 Agrolândia

 

Finais:

 

Masculino: 15h: Lages 1403 X 1370 Agrolândia - 3º/4º

Masculino: 16:15: Água Doce 1393 X 1420 Rio do Sul - 1º/2º

 

Classificação final: 1º Rio do Sul (classificado para a fase estadual)

2º Água Doce (classificado para a fase estadual)

3º Lages

4º Agrolândia

 

Modalidade: Futsal - Local: Ginásio de Esportes do SESI

 

Semifinais:

 

Feminino: 15h: Caçador 22 X 1 Agronômica

Feminino: 16h15: Painel 3 X 4 Lages

Masculino: 17h30: Lages 7 X 6 Herval D'Oeste

Masculino: 19h: Videira 0 X 4 Rio do Sul

 

Modalidade: Handebol - Local: Ginásio de Esportes do Lions

 

Masculino: 09h: Caçador 15 X 24 Rio do Sul - 3º/4º

Masculino: 10h20: Videira 29 X 27 Joaçaba - 1º/2º

 

Classificação final: 1º Videira (classificado para a fase estadual)

2º Joaçaba (classificado para a fase estadual)

3º Rio do Sul

4º Caçador

 

Modalidade: Voleibol - Local: Ginásio de Esportes Municipal Artenir Werner

 

Masculino: 13h: Lages 3 X 1Tangará (26/24 – 19/25 – 25/18 – 25/19)

Masculino: 14h30: Caçador 0 X 3 Fraiburgo (19/25 – 25/27 – 17/25)
 
Finais:

 

Feminino: 16h: Joaçaba 2 X 3 Herval D'Oeste: 3º/4º (25/11 – 18/25 – 25/16 – 19/25 – 08/15)

 

Feminino: 17h30: Lages 0 X 3 Rio do Sul: 1º/2º (10/25 – 09/25 – 12/25)

 

Classificação final do vôlei feminino: 1º Rio do Sul (classificada para a fase estadual)

2º Lages (classificada para a fase estadual)

3º Herval D'oeste

4º Joaçaba

 

Classificação geral por pontos

 

1º Rio do Sul - 73

2º Videira - 42

3º Lages - 41

4º Caçador - 34

5º Campos Novos - 16

6º Agrolândia - 13

7º Joaçaba - 11

8º Herval D´Oeste - 9

9º Água Doce - 8

    Fraiburgo - 8

11º Capinzal - 5

      Laurentino - 5

13º Braço do Trombudo - 4

14º Trombudo Central - 3

15º Vargem Bonita - 2

16º Catanduvas - 1

      Pouso Redondo - 1