quinta-feira, 18 de outubro de 2012

52º JASC | Fogo simbólico será aceso nesta sexta-feira (19)

Será aceso nesta sexta-feira, às 19h, na Arena Brusque, o fogo simbólico da etapa estadual dos 52º Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), que ocorrerá de 6 a 17 de novembro, em Caçador, no Meio-Oeste do Estado. O cerimonial de acendimento terá inspiração na mitologia grega, onde nasceram os Jogos Olímpicos, e terá duração de aproximadamente 40 minutos.

Na ocasião, os atletas brusquenses Matheus Rheine, da natação, e Soelito Gohr, do ciclismo, que disputaram as Paralimpíadas de Londres, e o ciclista Murilo Fischer, que participou em Londres pela quarta vez de Jogos Olímpicos, serão homenageados. Jovens da Academia Somma  vestidas em trajes gregos e o coral da Unifebe, que interpretarão o hino nacional, também participarão da solenidade de acendimento. “Esta solenidade é tradicionalmente um momento marcante em todas as edições dos Jogos Abertos”, destacou o presidente da Fesporte, Adalir Pecos Borsatti.

Após o acendimento do fogo, a pira olímpica será levada para Caçador, onde será recebida às 14h do dia seguinte no portal de acesso à cidade pela SC-302 e percorrerá os bairros da cidade até ser instalada no Parque Rossi Adami, de Caçador.

O acendimento do fogo simbólico ocorre em Brusque porque foi no município do Vale do Itajaí que o empresário e desportista brusquense Arthur Schlösser criou em 1960 os Jogos Abertos de Santa Catarina. Neste ano também , pela lei 15.853 aprovada pela Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Raimundo Clombo, Brusque foi considerada oficialmente “Cidade Berço dos Jogos Abertos de Santa Catarina”.

Os JASC são uma promoção do Governo do Estado, com realização da Fesporte e apoio das secretarias de Desenvolvimento Regional e das prefeituras.

[Com informações de Eduardo Correia - Assessoria Fesporte]

Nenhum comentário: